• June 30th to July 3rd, 2025
  • Cásper Líbero University, Paulista Avenue, 900 – São Paulo, SP, Brazil

Sakata transforma genética e assistência fitopatológica em resultados no campo

Empresa alia inovação genética e serviços ao produtor para transformar a cadeia de hortaliças e flores na América do Sul


FBGROUP

Empresa alia inovação genética e serviços ao produtor para transformar a cadeia de hortaliças e flores na América do Sul

Com mais de 50 anos de atuação, a Sakata Seed Sudamerica se consolida como a empresa que mais investe em Pesquisa em hortaliças para clima tropical no Brasil e é referência no desenvolvimento de sementes adaptadas às necessidades da América do Sul. Filial da multinacional japonesa Sakata Seed Corporation, a companhia é reconhecida por seu pioneirismo e por aliar ciência, inovação e sustentabilidade na criação de cultivares que agregam valor à toda a cadeia produtiva.


Desde a fundação da antiga Agroflora, em 1968, incorporada pelo Grupo Sakata em 1994, a empresa foi a primeira do setor privado a investir em pesquisas locais com foco nos desafios específicos dos produtores brasileiros, sendo a responsável também pelas primeiras variedades de hortaliças híbridas do Brasil, fazendo história com grande protagonismo no mercado hortícola nacional. Esse compromisso se traduz hoje em um portfólio robusto com mais de 250 variedades de hortaliças - muitas delas líderes de mercado nos segmentos de alface, pimentão e brócolis, por exemplo.

Para manter esse nível de excelência, a Sakata reinveste grande parte de sua receita anual em Pesquisa e Desenvolvimento de novas variedades. Esse trabalho é realizado por meio de melhoramento genético convencional, sem transgenia, utilizando as mais modernas ferramentas da biotecnologia, como a genômica, além de uma estrutura laboratorial de ponta e uma equipe altamente especializada.

Com um modelo de negócio pautado no pioneirismo e na inovação em Pesquisa, a Sakata lança, anualmente, desde a sua fundação até os dias atuais, cultivares de hortaliças e flores de alta performance. Essas cultivares reúnem características essenciais para a produtividade e a rentabilidade dos produtores, como resistência a doenças, facilidade de manejo e adaptação a cenários produtivos desafiadores, incluindo mudanças climáticas e demandas sustentáveis, além de atributos valorizados pelo consumidor, como cor, sabor, qualidade visual e maior durabilidade pós-colheita.

CLÍNICA FITOPATOLÓGICA DA SAKATA

A Sakata também se destaca por oferecer um dos serviços de diagnóstico fitossanitário mais completos do setor aos seus clientes e parceiros, de forma gratuita, visando identificar as doenças que acometem a lavoura. Esse serviço é oferecido aos produtores há mais de 30 anos. Nesse período, mais de 45 mil amostras foram analisadas, gerando um banco de isolados composto por fungos, bactérias, vírus e nematoides. Esta coleção de patógenos é considerada a maior do Brasil para hortaliças e flores e está disponível para intercâmbio com universidades, institutos de pesquisa e empresas parceiras, a fim de estimular a ciência, melhorando o conhecimento dos patógenos e contribuindo para o aprimoramento das técnicas de controle de doenças.

As amostras são enviadas por serviço postal ou trazidas pessoalmente até a Estação Experimental da Sakata, em Bragança Paulista (SP), onde análises específicas são realizadas, com os resultados enviados à equipe de vendas da Sakata e parceiros, para repasse aos produtores. Com esse serviço, a Sakata auxilia na identificação do problema e elabora a melhor estratégia para controlar o patógeno - a primeira medida para um controle eficaz.

Dessa forma, o agricultor consegue obter o melhor desempenho da genética presente nas sementes da Sakata. Além disso, esse mapeamento da ocorrência dos patógenos, feito pela clínica, gera e agrega informações relevantes para o programa de melhoramento genético da Sakata, na busca pela criação de novas cultivares mais resistentes aos patógenos emergentes.

Vale destacar ainda que, além da tradição e do volume de análises realizadas, o serviço prestado pela Clínica Fitopatológica também se diferencia pelo alto nível técnico, já que conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados, dedicada às questões fitopatológicas das hortaliças e flores, para realizar a análise das amostras. A companhia também dispõe de um laboratório completo, que está preparado para fazer diagnósticos com as técnicas mais atuais do setor.

Para saber mais sobre como enviar as amostras para a Clínica Fitopatológica, entre em contato com a equipe de vendas ou parceiros comerciais da Sakata.